quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Um Natal Emanuel

        
         “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel”. Esta é a mensagem do anjo enviado a José em sonho, registrada no evangelho de São Mateus Cap.1 v.23. Caro leitor gostaria de convidá-lo neste momento tão propício, a refletir na verdadeira mensagem natalina que o texto nos transmite, tomando por base o nome do Salvador anunciado pelo anjo, “EMANUEL”, que significa “Deus conosco”. 
         No livro que registra o principio de tudo, Gênesis, percebemos o propósito original de Deus na criação do primeiro casal, Adão e Eva, que era o de estar entre eles integrando diariamente o seu viver. 
         Deus passeava, conversava, sorria, alegrava-se junto à obra prima de Sua criação, feita à Sua imagem e semelhança. Tudo ia conforme o plano original até que algo desviou a atenção de Adão e Eva, uma árvore que continha o fruto do conhecimento do bem e do mal, a qual Deus havia proibido de comer sob pena de separação da criatura de Seu Criador, sabemos que a escolha deles foi a desobediência, e como conseqüência o seu melhor amigo e companheiro os expulsou do jardim do Éden.
         Mas Deus cheio de amor e misericórdia desejando resgatar Seu propósito original destruído pela má escolha do homem, nos enviou Jesus, para que O aceitássemos e permitíssemos que Ele estivesse entre nós fazendo parte do nosso viver, nos falando por meio de Sua Santa palavra e nos ouvindo através da nossa oração, alegrando-se com nossas conquistas, nos ajudando a resolver nossos problemas cotidianos e nos dando direção nas questões difíceis da vida, enfim ser EMANUEL “Deus conosco”, Deus presente como antes com Adão e Eva.
         Mas minha pergunta para nossa reflexão é: Será que Cristo tem estado presente nas festas natalinas de muitas famílias? Acredito que não, pois são muitas as coisas que têm desviado a atenção das pessoas de Cristo a exemplo do Éden.
         A árvore com aparência bonita e agradável aos olhos conforme descrito no livro de Gênesis, deu lugar à mesa da ceia bem decorada e abastecida com o que há de melhor, aos presentes postos debaixo da árvore de Natal, as decorações natalinas, a figura lendária do papai Noel, aos abraços, aos cartões de felicitações e aos lucros comerciais, que têm substituído Jesus na festa que deveria ser Dele juntamente conosco.

          Não quero dizer que todas estas coisas não devam fazer parte do nosso Natal pois não existe mal em suas praticas, ao contrário elas nos aproximam mais uns dos outros, e isto é saudável, mas sim que o DEUS EMANUEL deveria ser lembrado e invocado nesta data religiosa tão importante.
         São poucos os que O recebem como o Presente Salvador de Deus, e que na noite de natal oram dizendo: “Pai Celeste obrigado pelo Teu Filho Jesus nosso Salvador, Este que tem sido parte da nossa família durante todos os dias deste ano e do porvir, Amém”.  
       Amigo leitor reflita com o carinho e a atenção que esta mensagem merece, e tenha um FELIZ... quero dizer um Natal EMANUEL.

                                                                                   
    Pr. Daniel Popping


Nenhum comentário:

Postar um comentário